
Quando ouço alguém falar que "Antigamente era melhor" ou que "sempre foi a mesma coisa" me preocupo bastante. Ou essas pessoas não vivem de fato ou elas estudam pouco a História. Essa conversa me lembra Paulo Freire em nossas conversas de cabeceira. Dizer que a Polícia Federal só investiga mais por causa da Imprensa é quase covardia. E os 200 mil que FHC pagou por cabeça para aprovar a PEC da treeleição? E a privataria tucana? Por que a imprensa não noticiou? Porque a imprensa é "neutra"? Sim, ela é neutra tanto quanto os intelectuais orgânicos da direita. Me nego a acreditar que uma mídia que emprestava carros para os militares matarem, violentarem intelectuais, sindicalistas e militantes em geral não é e não pode se passar como "neutra". Nenhum texto é neutro.
A polícia federal, sempre subordinada ao executivo federal, teve suas gestões atravancadas no Governo FHC, ao que se sabe. A Procuradoria Geral da República teve como indicado político de FHC o senhor Geraldo Brindeiro, o "engavetador geral da República". Assim, não é difícil entender porque se investigou pouco. Mas atribuir à imprensa, essa velha mídia conservadora e provinciana, filha do atraso que os portugueses deixaram em nossas elites oligárquicas coloniais, mais informação e transparência só pode ser por má fé ou falta de conhecimento.
Se antigamente era melhor, é melhor que voltemos aos tempos não tão remotos da escravidão, em que muita gente de agora, que se acha classe média, estaria nos troncos da história, apanhando e sendo açoitado pelo colonizador.